Rogério

28 de jul de 20213 min

"Sociedade e Território: Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado", de Jacinto Rodrigues

Sociedade e Território: Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado

Jacinto Rodrigues [*]

Edição: 2006

Editora: Profedições, Lda./Jornal a Página da Educação

Páginas: 300

Como hoje é o Dia Mundial da Conservação da Natureza, tomei a decisão de partilhar contigo este livro que adquiri quando me encontrava a frequentar as aulas de Ecologia da Paisagem, com a professora Isabel Loupa Ramos. Nesta disciplina tomei contacto mais próximo com vários conceitos da Ecologia, da Paisagem, dos serviços de ecossistemas e da conservação da natureza.

O livro Sociedade e Território: Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado agrupa vários textos, artigos, reflexões soltas vividas e argumentadas pelo autor em vários momentos e em diferentes ambientes académicos, nas aulas, em colóquios, conferências, seminários nacionais e/ou internacionais.

"O habitat, território, desenvolvimento, agro-ecologia, ecotécnica, produção e reciclagem, são corolários sistémicos para um desenvolvimento ecologicamente sustentado." p. 23

Nesta compilação, o autor dá enfase à ecologia, à sociedade, ao território e à importância do ecodesenvolvimento do planeta, na perspetiva do desenvolvimento ecologicamente sustentado.

"Mudar de problemática é a mobilização das populações para novas relações sociais, sem exploração e dominação e enveredar-se por um modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentado em que os objetivos centrais são salvar o planeta, impedir poluições globais e contaminantes e eco-gerir os bens naturais para a sua renovação." p. 61

Ao mesmo tempo, foca-se no atual paradigma em que vivemos, que carateriza-se por uma "cultura tecno-científica" que no fundo gere o planeta como se de uma máquina se tratasse, "estabelecendo relações mecânicas e redutoras e provocando graves crises no binómio sociedade/território."

"Sobre a relação circular entre sociedade e território implica relações antrópicas conscientes com o meio, em que o homem e natureza são a mesma realidade essencial. Assim, dadas as relações simbióticas, qualquer ecocídio é também suicídio." p. 27

Nesta linha de pensamento, Jacinto Rodrigues avança processos que facilitem o decrescimento sustentável em relação às pretensas necessidades criadas por este paradigma consumista e materialista.

"A purificação da água através de meios ecológicos permite integrar desenho urbano, forma arquitetónica, atividade agrícola, paisagismo, arte e lazer numa nova síntese criativa e catalisadora de meios regeneradores da ecosfera." p. 78

Ao longo de todo o livro são apresentadas ações bem fundamentadas e que ainda hoje podem servir de exemplo e constituir uma alternativa na nossa sociedade, no nosso meio que permitam redefinir estratégias e medidas de transição face ao atual modelo insustentável da nossa sociedade.

"A cidade tornou-se insustentável porque só apenas uma pequena parte do seu território abastece os
 
seus habitantes." p. 41

"O subdesenvolvimento de alguns resulta no crescimento doutros. Daí que só se pode acabar com as desigualdades através do desenvolvimento ecologicamente sustentável, com vista à auto-gestão social, capaz de criar uma sociedade saudável." p. 128

Se tens interesse no tema, considero que este livro apresenta um vasto leque de ideias/soluções para o caminho do desenvolvimento sustentável dos territórios e da nossa sociedade. Em alguns textos o autor faz o enquadramento histórico para contextualizar a reflexão, cita vários reconhecidos autores e apresenta algumas curiosidades e bons exemplos um pouco por todo o mundo.
 
Aconselho a sua leitura.

[*] Jacinto Rodrigues é professor catedrático na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Obteve a prova de Agregação em Teoria de Arquitetura pela mesma Faculdade. É Doutorado em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. É autor de várias obras, no âmbito da ecologia, arquitetura e urbanismo.

Boas leituras geográficas 📚

Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros

Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Linkedin

560
2