top of page
  • Foto do escritorRogério

Aldeias móveis de caravanismo selvagem

A massificação do caravanismo selvagem criou novos desafios ao planeamento e ao ordenamento do território, em especial, nas áreas protegidas


Estes são o título e subtítulo do mais recente storymap do Georden.


Nos últimos anos Portugal tem verificado um aumento da prática caravanista, um pouco por todo o país. Antes do início da pandemia mundial, Portugal estava no top dos destinos turísticos mundiais e a enorme procura turística, para as mais diversas áreas, atividades e segmentos, foi complementada com o aparecimento de uma nova oferta de aluguer de autocaravanas (na maioria dos casos, furgões transformados e/ou campervans) que prestam uma verdadeira experiência de #roadtrip a quem nos visita.

Viajar #travel com liberdade #freespirit para explorar #explore locais inóspitos únicos #wunderlust, em pleno contacto com a natureza selvagem #wildlife, contemplando o pôr-do-sol #sunset, equilibrado com os astros #goodvibes, num ambiente nómada #nomad, viver grandes aventuras #adventure em caravana #vanlife e desfrutar da experiência #experience é o sonho #dreams de quase todos nós #alltogether.

Realidade da área mais sensível do pinhal do Almargem. Fonte: Autoria própria, 2020.

Mas o sonho que a prática caravanista permite, traz responsabilidades acrescidas. O presente storymap pretende abordar a temática do caravanismo selvagem massificado que se tem verificado e acentuado um pouco por todo o país, em especial, no litoral, em parques naturais e nas várias áreas protegidas. E que nos leva a refletir e a interrogar:

Caravanismo selvagem é sustentável?


Daremos aqui o nosso contributo com uma voz pedagógica, independente e comprometida com ideias.


Responder ao questionário [ survey ]



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page