top of page
  • Foto do escritorRogério

Ancient Earth globe

Como era o planeta Terra há milhões de anos?


O Ancient Earth globe ("globo da Terra Antiga") é uma plataforma digital que nos mostra o globo terrestre 3D virtual, numa escala de tempo, que inicia no período do surgimento da primeira alga (há 750 milhões de anos) passando por vários períodos até à extinção dos dinossauros (há 66 milhões de anos) e que termina na nossa Era (há 0 milhões de anos).

Ao mesmo tempo, apresenta uma layer com as fronteiras dos países, para um melhor exercício mental da nossa parte e podermos localizar-nos segundo o globo que estamos habituados a ver.

Este globo virtual conta-nos uma história de uma forma visual muito interessante. Contém algumas ferramentas simples que podemos alterar segundo o que pretendemos ver, breves descrições sobre os vários períodos geológicos, acompanhadas por fabulosas imagens 3D da Terra que nos permite acompanhar a sua evolução ao longo dos vários períodos.


Para te mostrar o visualizador vou contar-te uma breve história:

Era uma vez...


Há 750 milhões de anos...

"Período Criogeniano. As tempestades de gelo podem ter coberto todo o planeta, durante a maior Era do Gelo conhecida na Terra. Novas formas de vida, como algas vermelhas e verdes aparecem neste período."


Há 66 milhões de anos...

"Cretáceo superior. Uma extinção em massa ocorre, levando à extinção dos dinossauros, muitos répteis marinhos, todos os répteis voadores e muitos invertebrados marinhos e outras espécies. Os cientistas acreditam que a extinção foi causada pelo impacto de um asteroide na atual Península de Yacatán, no México."

E fico por aqui na história, porque o resto terás que descobrir por ti.


Para além do que foi referido, existe a possibilidade de localizarmos no globo a nossa cidade (ou qualquer outra que esteja na base de dados).

Se fizeres uma pesquisa por nome da cidade, o globo indicará onde a cidade se localizava na Terra há milhões de anos atrás. Ao mesmo tempo, indica quais as espécies de dinossauros que viviam próximos do local pesquisado.



O pin vermelho assinala a localização de Lisboa no período Jurássico, há 170 milhões de anos atrás.

No canto superior esquerdo, poderás ver as três espécies de dinossauros que viveram próximos desse local: Erectopus, Iguanodon e Suchosaurus. Com estes resultados podes aceder à base de dados de dinossauros. Por fim, gostaria de destacar a possibilidade de visualizarmos, também, o Pangea.


Uma ferramenta que poderá se tornar muito útil nas disciplinas de geografia, geologia e história, quando abordada esta temática.



Notas

O Ancient Earth globe foi criado e é mantido por Ian Webster.

As placas tectónicas e mapas paleogeográficos foram criados por Christopher Robert Scotese, no âmbito do Projeto PALEOMAP.

+ info


Ler mais sobre os métodos usados aqui.



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page