top of page
  • Foto do escritorRogério

"Cartas e Projeções Cartográficas", de Joaquim Alves Gaspar


Cartas e Projeções Cartográficas

Joaquim Alves Gaspar [*]

Edição: 2005

Editora: Lidel, edições técnicas

Páginas: 331


Há vários anos que me questiono "será que sei ler mapas?" E quanto mais exploro sobre Cartografia, mais eu percebo que não sei ler mapas. Pelo menos, não tanto como eu desejava.

O ano passado na disciplina de Ciências Cartográficas, descobri que tenho muito a estudar, porque as Ciências Cartográficas são realmente um mundo.

Hoje, na Sociedade da Informação em que vivemos, estão em voga os Sistemas de Informação Geográfica, e como nos diz Joaquim Gaspar "para que possamos entender e explorar o universo que a tecnologia nos desvenda, precisaremos sempre de conhecer e saber utilizar alguns princípios e metodologias básicas."

E foi segundo este raciocínio que decidi comprar este livro. Já tinha comprado o "Dicionário de Ciências Cartográficas", do mesmo autor, e este livro considero que foi outra boa aquisição. São livros de consulta regular para o entendimento e aprofundamento de vários temas geográficos e cartográficos.


“Cartas e Projeções Cartográficas" é uma obra multidisciplinar de referência para os vários profissionais que produzem e utilizam mapas.


Abrange várias áreas como a Geografia, Arquitetura, Agronomia e Engenharia Agronómica, Engenharia Agrícola, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Geologia e Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Engenharia Geográfica, Engenharia Topográfica, Ciências Náuticas e Militares, entre outras.


Esta nova edição integra os seguintes capítulos e anexos: – Fundamentos – Sistemas de Coordenadas – Teoria e Projeções Cartográficas – Conhecer a utilizar as Projeções Cartográficas – Compreender as Cartas (Novo) – Explorar as Cartas – Numerizar as Cartas

– As Cartas e a Navegação Marítima


Anexos:

– Dedução de Algumas Equações

– Formulário

– Quadro Geral das Projeções

– Tabela para a Identificação das Projeções Cartográficas

– Esferas e Elipsóides [*] Joaquim Alves Gaspar nasceu em Lisboa, em 1949. É oficial da Armada, licenciado em Ciências Militares Navais (Escola Naval), especialista em navegação marítima (HMS Dryad, Reino Unido), engenheiro hidrógrafo (Instituto Hidrográfico), Master of Science em Oceanografia Física (Naval Postgraduate School, EUA) e pós-graduado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI – Universidade Nova de Lisboa). Prestou serviço no Instituto Hidrográfico e foi professor na Escola Naval. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa.



Boas leituras geográficas 📚


Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page