top of page
  • Foto do escritorRogério

OBSERVAR | Cooperação voluntária


A plataforma

O OBSERVAR está acessível através de qualquer browser de internet e permite a contribuição colaborativa e voluntária de todos nós na vigilância meteorológica e climática, designadamente de fenómenos extremos.


"Observação meteorológica tem um papel cada vez mais relevante ao permitir, por um lado, conhecer o estado inicial da atmosfera, e, por outro, proceder a uma vigilância meteorológica e climática, essencial no acompanhamento do clima e do desenvolvimento de fenómenos extremos com previsão de curto prazo."


Os relatos

O OBSERVAR permite a qualquer um de nós reportar, em tempo quase real, a ocorrência de fenómenos meteorológicos que testemunhe, através do preenchimento de um pequeno formulário em Novo relato.

Ao adicionar relato é solicitada informação mais detalhada do fenómeno observado: data da ocorrência, um breve resumo, o local da ocorrência com recurso a um mapa e tipo do fenómeno. Há ainda a possibilidade de anexar até cinco fotografias ou vídeos do fenómeno observado.

A informação será encaminhada para o Centro de Análise e Previsão do Tempo do IPMA, IP., para conhecimento e utilização dos meteorologistas responsáveis pela vigilância do estado do tempo.

Os conteúdos são disponibilizados a todos os que acedam à plataforma.



As estações meteorológicas

O OBSERVAR tem ainda uma área Estações reservada aos equipamentos de observação, onde os colaboradores voluntários podem inscrever as suas estações e divulgar dados e apuramentos periódicos das variáveis meteorológicas nelas observadas.


"Se para o acompanhamento dos fenómenos de larga escala têm as redes de observação meteorológica dos diferentes países uma dimensão adequada, o mesmo não acontece para o acompanhamento de fenómenos de menor escala, que exige uma maior densidade de estações e um maior número de técnicos de observação incomportável para os Estados."


Os eventos

Na área Eventos serão igualmente publicados, os relatórios produzidos pelo IPMA, IP., referentes às situações reportadas sempre que se justifique, os quais terão como anexo toda a informação recebida sobre o fenómeno.



"Interesse dos cidadãos pela meteorologia e pelo clima tem vindo a aumentar, e é hoje comum a aquisição de sistemas de observação, por particulares, e o acompanhamento da evolução de fenómenos meteorológicos, através da troca de informação em tempo real, por grupos de cidadãos interessados, aproveitando os avanços dos sistemas de comunicação que facilitam o estabelecimento de processos associativos entre grupos mais ou menos organizados."


OMV

O IPMA, I.P. integra o grupo de Observadores Meteorológicos Voluntários (OMV) como contribuidores especiais de relatos para esta iniciativa.

Todos os utilizadores são autenticados e são identificados com tal.



+ info



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page