top of page
  • Foto do escritorRogério

"País (in)sustentável", de Luísa Schmidt


País (in)sustentável: Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal

Edição: 2007

Editora: Esfera do Caos

Páginas: 320


Recentemente escrevi sobre caravanismo selvagem e senti a necessidade de reler alguns capítulos deste livro. Não aborda diretamente o caravanismo selvagem, porque há uns 15 anos atrás esta variante do turismo ao ar livre ainda não era massificada por cá, mas faz várias reflexões sobre a gestão do litoral e das nossas "áreas (desprotegidas)" que continuam sistemática e progressivamente ocupadas, em especial, zonas ambientalmente mais sensíveis.


Reler o livro hoje foi para mim um ótimo exercício para avivar a minha memória sobre algumas iniciativas, planos e políticas ambientais do passado recente de Portugal. É curioso que uma boa parte da sua reflexão ainda se encontra atual. Significa que o caminho do ambiente e qualidade de vida em Portugal continua a ser percorrido de uma forma lenta e sinuosa, com apenas algumas melhorias.


"Sim, o nosso país é lindo! Todos o queremos apreciar, turistas ou cidadãos."

Adoro este livro pelo o tema em si, mas acima de tudo pela forma como escreve a autora, Luísa Schmidt, os vários artigos. Uso uma das frases que define o Georden para descrever a sua escrita: "uma voz pedagógica, independente e comprometida com ideias." Prática, frontal, não querendo ser politicamente correta, recorre por vezes à ironia e ao seu sentido de humor, acabando por sustentar o sustentável, apontando o caminho a seguir para um futuro ambientalmente sustentável.


"A Natureza tornou-se muito desfavorável: o recuo dos areais; as incertezas do clima; o desmoronamento das falésias; os incêndios... tudo tem progredido a uma velocidade bem superior à do cenário mais pessimista."

O livro é uma compilação de vários artigos, devidamente organizados por capítulos temáticos. Em todos os artigos houve a preocupação de atualizar a informação através de epílogos:


Metas, Compromissos e Responsabilidades

Metas Físicas I - Saneamento Básico

Metas Físicas II - Alterações Climáticas

Metas Físicas III - Cidadanias

Metas Físicas IV - Agriculturas

Metas Físicas V - Sustentabilidades Áreas (Des)protegidas

Litoral: Construção, Erosão, Poluição Cidades: Qualidade Devida

Lisboa: Capital e Subúrbios Sócrates Dixit!

[*] Luísa Schmidt é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde se dedica à Sociologia do Ambiente e da Comunicação, áreas em que se doutorou. Faz parte do núcleo de fundadores do OBSERVA - Observatório de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. É autora da série televisiva "Portugal, um retrato Ambiental" e de diversos livros na área do ambiente.



Boas leituras geográficas 📚


Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros


Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page