Rogério

29 de nov de 20213 min

"World Sketching Tour: Europa", de Luís Simões

Atualizado: 21 de dez de 2021

World Sketching Tour: Europa

Luís Simões [*]

Edição: 2021

Editora: Worldsketchingtour

Páginas: 188

Há algum tempo tomei conhecimento deste projeto e desde logo tive interesse de o acompanhar. E mais recentemente, quando soube que seria editado este livro, não hesitei em encomendar. Um excelente livro de capa dura, bilingue (português e inglês), com uma história de viagem muito gira, muito bem ilustrada, com planos fantásticos do espaço geográfico. Fiquei simplesmente, maravilhado.


O desenho, como forma de representar a paisagem ou o espaço geográfico, fascina-me desde sempre, talvez porque desde pequenino sempre vi o meu irmão agarrado a um caderno a desenhar. Fico sempre tentado a desenhar, mas para já, apenas aprecio a sua arte, talvez um dia ganhe coragem e, também, o faça.

"A Paisagem é tudo."

Gonçalo Ribeiro Telles

"A paisagem é tudo", segundo Gonçalo Ribeiro Telles. É tudo aquilo que existe no espaço geográfico, sejam elementos naturais ou humanos. Para a arte do desenhador, talvez tudo aquilo que os seus sentidos conseguem captar e interpretar do território, em especial, pela observação.

Daí o desenho ser uma técnica muito útil de representação da paisagem, especialmente, pela arte em si e forma como é retratada pelo desenhador.

Nenhum desenho é uma cópia da paisagem, mas sim a forma como o artista viu e interpretou a paisagem num determinado momento. No fundo, todo o desenhador tem um olhar geográfico que muitas vezes desconhece.


Ora terminado o parêntesis e voltando ao livro, considero o World Sketching Tour - Europa fascinante por isso, porque conta-nos uma história de representação da paisagem, uma paisagem europeia distinta, muitas vezes urbana, noutras mais rural; sob vários planos, ora num voo sobre as cidades, ora numa praça ou sentado numa esplanada ou até num campo agrícola, numa praia, em todos os locais que possas imaginar que simplesmente, chamaram atenção do Luís.

Em resumo, o livro conta-nos a história da viagem pela Europa de Luís Simões com os seus pais. Para isso, o Luís selecionou grande parte dos desenhos que fez durante 2012 e 2013 na Europa, juntando novos desenhos de enquadramento e com isto narrou a história da sua viagem em estilo de banda desenhada e com vários planos, dos monumentos, dos locais e das suas gentes. Ao mesmo tempo, acaba por dar algumas dicas de viagem e revela algumas peripécias e episódios que acorreram ao longo do caminho, dando também destaque aos vários amigos Urban Sketchers que conheceu.

Achei super interessante este compilar de desenhos dos vários locais por onde passou, criando uma fantástica história que nos faz logo viajar com ele e com Sebastian (personagem do livro), num autêntico voo ao seu passado, mais ou menos recente, de mochileiro e caravanista. Alguns dos locais eu, também, os conheço das minhas viagens, mas outros não, e fico logo tentado a conhecer.
 

 
Os países por onde passou e desenhou foram vários e por isso poderás ver alguns desenhos dos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Suíça, Itália, Croácia, Bósnia, Montenegro, Turquia e Rússia.

Índice do livro, em formato de mapa da viagem.

"O World Sketching Tour é um projeto de

conquista e de descoberta pessoal."

Luís Simões

Segundo o Luís Simões, "o WorldSketching Tour é um projeto de conquista e de descoberta pessoal, que tem como principal objetivo viajar e desenhar." A viagem teve o seu início em 2012, onde partiu à descoberta, começando pela Europa, Ásia, Oceânia, América do Sul e África e pelo que sei, nunca mais parou, apenas com algumas pausas. No seu site poderás ficar a saber de outras viagens e projetos que tem desenvolvido. Aconselho vivamente, porque gosto bastante dos seus planos urbanos desenhados e porque é algo inspirador.

Seleção de alguns desenhos do livro.

Se gostaste, podes adquirir o livro neste link.

facebook.com/worldsketchingtour

instagram.com/worldsketchingtour

youtube.com/c/worldsketchingtour

[*] Luís Simões é licenciado em Design Visual. É completamente apaixonado por desenhar em viagem. Andou durante 8 anos a viajar pelo mundo e a desenhar, e as suas mais recentes aventuras prefere fazê-lo em bicicleta, enquanto procura lugares incríveis para desenhar ou acampar. Também fez palestras em público e workshops de desenho.

Boas leituras geográficas 📚

Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros

Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Linkedin

1070
4