top of page
  • Foto do escritorRogério

"Guia de Turismo de Natureza Júnior", da Região de Turismo do Algarve


Guia de Turismo de Natureza Júnior

Edição: 2020

Editora: Região de Turismo do Algarve

Páginas: 197


A sugestão de leitura do mês de agosto é um Guia. Um guia muito pedagógico, criativo e bem completo. Um dos melhores Guias que vi para público jovem, o Guia de Turismo de Natureza Júnior, editado pela Região de Turismo do Algarve, em 2020.


O guia desafia os mais jovens para a exploração e descoberta do património natural do Algarve, como destino turístico. Inicialmente apresenta a região, passando pelas várias áreas protegidas, da principal fauna e flora e do território, assim como trilhos pedestres e rotas cicláveis da região.



Edição

O Guia foi editado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) / ARH Algarve, Centro Ciência Viva do Algarve (Faro), Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira.

Tem um grafismo, acabamento e impressão muito bons. Foi encadernado com capa dura e com argolas, o que facilita a sua consulta. Foi distribuído gratuitamente e a sua versão digital encontra-se disponível online para descarregamento.



Textos

Com textos de Patrícia Oliveira (RTA) e com revisão técnica de Ana Paula Gaspar (APA/ARH Algarve) e Cristina Veiga-Pires, os conteúdos científicos dividem-se em 9 capítulos, por separadores, como se tratasse de um dossiê. Tem como público-alvo, jovens, sobretudo do 2.º ciclo de escolaridade, e apresenta vários temas sobre a natureza algarvia: Algarve, Áreas Protegidas, Paisagens, Água, Rochas, Plantas, Animais, Trilhos, Missões.



Ilustrações

Ao longo de todo o Guia, os textos são acompanhados por ilustrações técnicas naturalistas, da autoria de Ana Paula Gaspar. Para além de facilitar o conhecimento da temática representada, torna o Guia mais atraente e cativante para os jovens.

Este ouriço é super fofo!


"A Natureza do Algarve é...

sentir cócegas na planta dos pés."

(Ouriço-cacheiro, 2020)



Olá,

explorador(a)!


"A tua expedição pela natureza do Algarve está quase a começar...


De pés bem assentes no chão, de nariz espetado no ar, de mãos curiosas para tateares diferentes texturas e de olhos esbugalhados para apreenderes o que te rodeia, iniciarás a aventura rumo ao ambiente natural algarvio...


...À tua volta encontrarás dunas sem fim, serras ziguezagueantes, rios a correr livremente, áreas protegidas, plantas de todas as famílias e tantas espécies de animais que não terás dedos suficientes para contá-las."


...mas por aqui, a expedição termina.


Partilhei contigo apenas algumas imagens para te aguçar o apetite à descoberta. Se ficaste interessado(a), poderás descarregar e visualizar o documento em .pdf aqui ou procurar por um exemplar nos vários postos de informação turística do Algarve. Tendo em conta a qualidade dos conteúdos, do grafismo ilustrativo e da impressão, aconselho-te a teres um exemplar.


Como estamos e pleno período de férias, sempre podes incentivar os teus pais a descobrir os elementos da natureza e a desfrutar da paisagem algarvia (ou para os menos jovens, surpreende o(s) teus filho(s) com este fantástico guia e parte com eles na exploração).


Logo no início, não te esqueças de preencher o cartão de Explorador da Natureza, ler e cumprir o Código do Explorador da Natureza e consulta a lista de equipamentos que deves levar contigo que o Guia te dá.



Diploma

No final, o guia desafia-te a realizar várias missões, para ter tornares num(a) verdadeiro(a) naturalista. Assim, terás de cumprir diferentes missões que te levarão a experiências de contacto com a natureza únicas. Se fores bem-sucedido(a) estarás apto(a) a levantar o teu diploma de "Explorador da Natureza" num dos postos de turismo da Região de Turismo do Algarve, que se encontram assinalados no Guia.



Ofertas

Este guia oferece-te uma entrada, nos Centros Ciência Viva do Algarve (Faro) e de Lagos e oferece-te um jogo educativo no Centro Ciência Viva de Tavira. Basta apresentá-lo para usufruíres destas ofertas.

[Atenção que o Guia é de 2020 e pode já não ser possível]



+ info

Descarrega o Guia (.pdf)

Artigo da Visão, de 13.07.2021.

Artigo do Barlavento, de 22.07.2020.



Boas leituras geográficas 📚



Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page