top of page
  • Foto do escritorRogério

As Ecopistas de Portugal

Em pleno mês de férias de uma boa parte dos portugueses, partilho contigo mais uma sugestão interativa cartográfica, onde poderás consultar o traçado e as caraterísticas das várias ecopistas de Portugal que foram criadas a partir de troços ferroviários desativados.


"Por onde antes passavam comboios circulam agora pessoas a pé, de bicicleta e de patins, embaladas pela banda sonora da Natureza, sem o barulho de veículos motorizados." Expresso, 2021.

[clica no mapa para navegar]

Se pretendes desfrutar calmamente da natureza e contemplar paisagens lindíssimas ao longo dos percursos, ao mesmo tempo que circulas na tua bicicleta sem muito esforço (por ser tudo mais ou menos plano), longe do trânsito citadino, estas ecopistas são uma excelente opção. Consulta a lista que o jornal Expresso disponibiliza, no mapa em cima.


Posso confessar-te que desta lista, já percorri a ecopista de Guimarães-Fafe e a que liga Famalicão-Póvoa do Varzim e aconselho vivamente. Muito em breve pretendo fazer outras mais, para explorar o nosso Portugal.



Guimarães-Fafe

"Liga Fafe a Guimarães, num caminho de 14 km em piso betuminoso. O traçado é muito sombreado e, talvez por atravessar zonas muito habitadas, veem-se muitos utilizadores."

Famalicão-Póvoa do Varzim

"Liga Famalicão à Póvoa de Varzim, num percurso de 30 km. Começa com uma pequena subida, mas depois é quase sempre a descer até à Póvoa."

E o futuro?

O mapa interativo apresenta ainda, resumidamente, os troços que se seguem e o que resta concluir em algumas ecopistas. Sendo assim, destacam-se:

Grande Rota do Montado (190 km)

Ecopista do Ramal de Portalegre (62 km)

Ecopista do Ramal da Figueira da Foz (49 km)

Ecopista do Vale do Vouga (69 km)

Ecopista do Tua (75 km)

Ecopista do Sabor (55 km)

Ecopista do Corgo (45 km)



+ info



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo


Nota do autor: se conheces mapas como estes, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page