top of page
  • Foto do escritorRogério

GR50 | Grande Rota Peneda-Gerês

Descobre as paisagens naturais do único Parque Nacional português


Nas próximas duas semanas muitos estarão de férias e por isso gostaria de partilhar uma sugestão: descobrir o Parque Nacional da Peneda-Gerês, através da sua GR50 - Grande Rota Peneda-Gerês.


A ADERE-PG (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês) é a entidade dinamizadora da GR50 – Grande Rota Peneda-Gerês que o ano passado lançou o site e app walkingpenedageres.pt, com mapa digital interativo, desenvolvido pela empresa InfoPortugal.



Projeto

O projeto contempla um portal online para divulgação, promoção da Grande Rota e trilhos complementares (Pequenas Rotas) e uma app de apoio aos caminheiros.



Portal

Com o desafio lançado: "Descobrir o Parque Nacional passo a passo!", o portal online tem como objetivo criar ao utilizador uma melhor experiência na descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês, de forma a fazê-lo sentir a montanha, a levar a conhecer paisagens e lugares únicos, a viajar pela história e cultura das comunidades serranas.


Mapa interativo

De forma a melhorar a tua experiência, o portal permite a realização do planeamento do roteiro da viagem, com a respetiva consulta de informação das etapas, pontos atrativos de interesse e os seus serviços turísticos existentes, através da visualização de um atraente e funcional mapa interativo.


App

Se pretendes realizar a GR50 Grande Rota Peneda-Gerês poderás levar contigo toda a informação da GR50 no teu telemóvel. Se não tens muita experiência a caminhar e em orientação no meio da natureza, recomenda-se a utilização da App, para tua segurança e conforto. Esta disponibiliza toda a informação necessária da Grande Rota 50: informações das etapas, serviços turísticos e pontos de interesse a visitar.



Navegação

Para uma melhor orientação, navegação e segurança dos caminheiros, a app permite ao utilizador visualizar, no mapa interativo, a sua localização durante o percurso do trilho, pois esta se encontra equipada com o sistema de tracking.



Funcionalidades

Existe a possibilidade de efetuar o registo de forma a aceder a várias funcionalidades exclusivas, em especial: o check-in, o sistema de segurança e a classificação dos trilhos.

A duas primeiras são muito interessantes e podem ser muito úteis, pois o utilizador ao efetuar o check-in, no início de cada etapa, será acompanhado durante a realização do trilho. Esta solução permite que seja localizado em caso de acidente ou necessidade de pedir ajuda.



walkingpenedageres.pt

Neste breve vídeo [2:22] poderás visualizar de forma simples todas as funcionalidades e conteúdos mais importantes que estão presentes no site/app.



+ info



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page