top of page
  • Foto do escritorRogério

The Ocean Cleanup

Mapa digital com as emissões de plástico dos rios para os oceanos


A The Ocean Cleanup é uma organização ambientalista sem fins lucrativos com sede na Holanda. Tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia para extrair plásticos dos oceanos e intercetá-los nos rios antes que alcancem os oceanos.



Fundação | 2013

Foi fundada em Delft (Holanda), pelo inventor holandês Boyan Slat com 18 anos.



A organização

Está registada na Holanda e EUA como instituição de caridade.



A equipa

Composta por mais de 90 engenheiros, pesquisadores, cientistas e modeladores computacionais que trabalham para livrar os oceanos do plástico.



A tecnologia

Desenvolveu uma tecnologia, o Interceptor ™, para ajudar na recolha de plásticos dos rios e nos oceanos em todo o mundo.

Foi a resposta da The Ocean Cleanup para os resíduos plásticos do rio. É a primeira solução sustentável para evitar que o plástico entre nos oceanos.

É 100% movido a energia solar, extrai plástico de forma autónoma e é capaz de operar na maioria dos rios, mais poluentes do mundo.



O mapa

Atualmente, os dados da investigação realizada, introduzidos neste mapa estão sob revisão para publicação científica. Os resultados obtidos permitirão estipular prioridades, desenvolver e implementar estratégias de mitigação.


Visualizador digital theoceancleanup.com/sources



A metodologia

O modelo de abordagem inclui dados geograficamente distribuídos sobre resíduos de plástico, uso do solo, vento, precipitação e rios. Calcula a probabilidade de os resíduos de plástico chegarem a um rio e, consequentemente, ao oceano.


Vídeo no canal de youtube do Georden sobre o mapa da The Ocean Cleanup.



+ info



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page