Mapa digital com as emissões de plástico dos rios para os oceanos
A The Ocean Cleanup é uma organização ambientalista sem fins lucrativos com sede na Holanda. Tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia para extrair plásticos dos oceanos e intercetá-los nos rios antes que alcancem os oceanos.
Fundação | 2013
Foi fundada em Delft (Holanda), pelo inventor holandês Boyan Slat com 18 anos.
A organização
Está registada na Holanda e EUA como instituição de caridade.
A equipa
Composta por mais de 90 engenheiros, pesquisadores, cientistas e modeladores computacionais que trabalham para livrar os oceanos do plástico.
A tecnologia
Desenvolveu uma tecnologia, o Interceptor ™, para ajudar na recolha de plásticos dos rios e nos oceanos em todo o mundo.
Foi a resposta da The Ocean Cleanup para os resíduos plásticos do rio. É a primeira solução sustentável para evitar que o plástico entre nos oceanos.
É 100% movido a energia solar, extrai plástico de forma autónoma e é capaz de operar na maioria dos rios, mais poluentes do mundo.
O mapa
Atualmente, os dados da investigação realizada, introduzidos neste mapa estão sob revisão para publicação científica. Os resultados obtidos permitirão estipular prioridades, desenvolver e implementar estratégias de mitigação.
Visualizador digital theoceancleanup.com/sources
A metodologia
O modelo de abordagem inclui dados geograficamente distribuídos sobre resíduos de plástico, uso do solo, vento, precipitação e rios. Calcula a probabilidade de os resíduos de plástico chegarem a um rio e, consequentemente, ao oceano.
Vídeo no canal de youtube do Georden sobre o mapa da The Ocean Cleanup.
+ info
Sustenta o sustentável 🍀
Rogério Madeira
Geógrafo
Comments