top of page
  • Foto do escritorRogério

"History of the World: Map by Map", da Dorling Kindersley


History of the World: Map by Map

Edição: 2018

Editora: DK

Páginas: 360


A Dorling Kindersley tem uma vasta coleção de atlas que abordam acontecimentos históricos representados com recurso a cartografia, onde se destaca a coleção Map by Map.

O atlas "História do Mundo: Mapa por Mapa" é, talvez, o melhor exemplo desta fascinante coleção histórica cartográfica.



Resumo | Parcialmente transcrito e traduzido

Com este atlas, fica a conhecer a história como ela aconteceu, desde a evolução dos primeiros humanos até à corrida espacial. Com 140 mapas detalhados que dão vida a acontecimentos cruciais da história mundial, a sua consulta e leitura interessará a muitos leitores, desde estudantes que desejam recursos adicionais para a escola, até aficionados por história que amam um bom livro e cartografia, ao mesmo tempo.


Logo no início, poderás ler o prefácio do reconhecido locutor e historiador Peter Snow, que nos conta a história de uma forma emocionante.

Logo de seguida, podes seguir Napoleão Bonaparte, enquanto ele conquista a Europa, explora a ascensão do Império Romano ou mapeia o progresso da Revolução Russa à medida que cada mapa apresenta uma visão geral da história e te leva, passo a passo, por onde ela se desenrolou, deixando a sua marca na Terra e no Oceano. Descobre, também, como os padrões de comércio global, exploração, conflito e avanços tecnológicos moldaram momentos-chave da civilização humana: como o sucesso do antigo Egipto, a conquista do Peru, a descolonização da África e da Ásia, a guerra civil americana e os desafios ambientais do século XXI.


Com design atraente e uma organização muito detalhada e concisa, o "História do Mundo: Mapa por Mapa" mapeia a história antiga, medieval e moderna em todos os cantos do mundo. Juntamente com os vários mapas, são apresentadas algumas visões gerais e linhas do tempo cronológico, das principais épocas: como a era da Grécia antiga, o Renascimento e a Segunda Guerra Mundial, enquanto pinturas e fotografias apresentam temas abrangentes e momentos que definem uma época, como o fascismo e o comunismo.



PREHISTORY

7 mya-3000 a.C.

Pré-história


"Before written records began in around 3000 bce, the story of humans was recorded for millions of years by the fossils and archaeological traces our ancestors left behind."

"Antes que os registos escritos começassem por volta de 3000 a.C., a história dos humanos foi registada por milhões de anos, pelos fósseis e vestígios arqueológicos que os nossos ancestrais deixaram para trás."


Pré-história | Os primeiros humanos, pp. 14-15.

Pré-história | Os primeiros humanos, pp. 14-15.



THE ANCIENT WORLD

3000 a.C.-500

O Mundo Antigo


"Ancient History stretches from when the first cities developed around 3000 bce to the fall of powers such as the roman empire and han china in the first centuries ce."

"A História Antiga se estende desde quando as primeiras cidades se desenvolveram por volta de 3000 a.C. até à queda de poderes como o Império Romano e Chinês, nos primeiros séculos d.C."


O Mundo Antigo | Império Romano no auge, pp. 68-69.

O Mundo Antigo | Império Romano no auge, pp. 68-69.



MIDDLE AGES

500-1450

Idade Média


"In medieval times, 500-1450 ce, the Christian Church kept the status quo in Europe, while parts of Asia and the americas reached new cultural and technological heights."

"Na época Medieval, 500-1450 d.C., a Igreja Cristã manteve o status quo na Europa, enquanto partes da Ásia e das Américas alcançaram novos patamares culturais e tecnológicos."


Idade Média | As Cruzadas, pp. 106-107.

Idade Média | As Cruzadas, pp. 106-107.



THE EARLY MODERN WORLD

1450-1700

O Primeiro Mundo Moderno


"As horizons widened in 1450-1700, contact between east and west made trade and cultural exchange global and the world recognizably modern."

"À medida que os horizontes se alargavam em 1450-1700, o contacto entre o Oriente e o Ocidente tornou o comércio e o intercâmbio cultural global e o mundo reconhecidamente moderno."


O Primeiro Mundo Moderno | Viagens de exploração, pp. 150-151.

O Primeiro Mundo Moderno | Viagens de exploração, pp. 150-151.



REVOLUTION AND INDUSTRY

1700-1850

Revolução e Indústria


"In 1700-1850, much of the World was revolutionized by new scientific and political ideas. Perhaps the most far-reaching change, however, was the industrial revolution."

"Em 1700-1850, grande parte do mundo foi revolucionado por novas ideias científicas e políticas. Talvez a mudança de maior alcance, no entanto, tenha sido a revolução industrial."


Revolução e Indústria | O comércio de escravos no Atlântico, pp. 196-197.

Revolução e Indústria | O comércio de escravos no Atlântico, pp. 196-197.



PROGRESS AND EMPIRE

1850-1914

Progresso e Império


"The high tide mark of imperialism was reached in the period 1850-1914, but the World's great powers were on an inexorable path towards global conflict."

"O ponto alto do imperialismo foi alcançado no período 1850-1914, mas as grandes potências mundiais estavam num caminho inexorável para o conflito global."


Progresso e Império | Europa industrializada, pp. 232-233.

Progresso e Império | Europa industrializada, pp. 232-233.



MODERN WORLD

1914-atualmente

Mundo Moderno


"World Wars, unprecedented technological and economic development, and explosive population growth have made the 20th and 21st centuries the most eventful in history."

"Guerras Mundiais, desenvolvimento tecnológico e económico sem precedentes, e crescimento populacional explosivo tornaram os séculos 20 e 21 os mais agitados da história."


Mundo Moderno | Guerra na Jugoslávia, pp. 338-339.

Mundo Moderno | Guerra na Jugoslávia, pp. 338-339.



Nota | Os textos foram parcialmente transcritos, traduzidos e adaptados pelo autor do artigo.



Boas leituras geográficas 📚



Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page