top of page
  • Foto do escritorRogério

Morphocode Explorer

Explorar a cidade na vertente humana


O Morphocode Explorer permite analisar vários dados da dinâmica urbana, numa vertente humana, para apoiar os diversos gestores do território urbano, sejam, arquitetos, urbanistas e/ou geógrafos, entidades públicas e/ou privadas com intervenção direta no planeamento e gestão territorial das cidades.



Imagem de explorer.morphocode.com

"Discover more in less time"

Descobrir mais em menos tempo


Uma ferramenta de análise urbana que permite pesquisar, analisar e descobrir dinâmicas humanas localizadas na cidade. Ao mesmo tempo, uma plataforma única, poderosa e interativa com os fatores de localização a serem analisados mais rápido do que nunca.




Imagem de explorer.morphocode.com

"Access a variety of map layers"

Acesso a várias camadas do mapa


Existe a possibilidade de aceder e analisar várias camadas do mapa, permitindo comparar diferentes mapas temáticos sobre uso do solo, redes de transportes e dados da dinâmica demográfica.



Imagem de explorer.morphocode.com

"Measure what matters"

Analisar o que importa


O visualizador permite escolher um local e explorar as várias variáveis do desempenho urbano. O resultado obtido é instantâneo, com belos gráficos interativos que ajudam a tomar melhores decisões, devidamente fundamentadas.



Vamos explorar?


Visualizador do Morphocode Explorer


Vídeo no canal de youtube do Georden sobre o Morphocode Explorer


Logo no início podemos escolher o raio do pedshed a analisar, que representa a distância que pode ser percorrida de um ponto central escolhido, num determinado tempo. Para efeitos ilustrativos foi selecionado o máximo 0,50 mi (equivalente a pouco mais de 800 metros a serem percorridos a pé em 10 minutos).



Território

O primeiro mapa apresenta a relação entre o espaço construído e não construído. No fundo, a morfologia geral de Nova Iorque, a cidade em estudo de caso.


Uso do solo

Este mapa mostra a distribuição geral das funções existentes com a proximidade de locais ou serviços à comunidade dentro da área analisada.


Rede de transportes

O acesso ao transporte público a curtas distâncias entre lugares e/ou serviços onde as pessoas vivem e trabalham é fundamental para manter a vitalidade económica e a qualidade de vida das populações citadinas.


Demografia

Os dados demográficos são essenciais para compreender as principais tendências populacionais e caraterísticas socioeconómicas dos bairros de uma cidade.


Intensidade de desenvolvimento

A Intensidade de Desenvolvimento é calculada em percentagem. Esta divide a Área Bruta de Construção (Abc) pela Abc máxima permitida no lote.



Ler mais

Sobre os métodos usados aqui.



O Morphocode Explorer foi desenvolvido pela Morphocode, uma empresa de design e desenvolvimento que usa dados para visualizar a dinâmica urbana e fornecer informações sobre determinada localização na cidade. A sua equipa tem uma vasta experiência em diversas áreas, em especial, em arquitetura, planeamento urbano e engenharia de software.



+ info

explorer.morphocode.com | Playbook disponível para download



Nota | O conteúdo deste artigo foi, parcialmente, traduzido de morphocode.com



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page