Evolução do tecido urbano de Manhattan
O Urban Layers é um mapa digital interativo que permite a visualização gráfica da evolução da estrutura do tecido urbano do distrito de Manhattan, em Nova Iorque, desde 1765 até 2013.
O visualizador contém uma linha do tempo que pode ser balizada, segundo um período temporal previamente selecionado, permitindo identificar a localização dos edifícios, desse período histórico. Ao mesmo tempo, permite identificar o número total de edifícios construídos, por ano de construção, e as áreas de maior crescimento urbano, segundo o período temporal analisado.
Vídeo no canal de youtube do Georden sobre o Urban Layers
1765-2013 | Período total analisado
1899-1920 | Período do boom da construção
2000-2013 | Período recente
Central Park
Convém destacar que o Central Park, desde a sua inauguração em 1857, os seus 340 ha mantiveram-se imaculados ao avanço da construção.
World Trade Center
As áreas do antigo complexo do WTC, construído em 1973, não foram consideradas no Urban Layer. Isso deve-se à metodologia que foi adotada.
A partir de 2009, podemos ver a área do novo projeto que contempla o One World Trade Center (WTC 1), o Memorial e Museu Nacional do 11 de setembro.
Ler mais
Sobre os métodos usados aqui.
O Urban Layers foi desenvolvido pela Morphocode, uma empresa de design e desenvolvimento que usa dados para visualizar a dinâmica urbana e fornecer informações sobre determinada localização na cidade. A sua equipa tem uma vasta experiência em diversas áreas, em especial, em arquitetura, planeamento urbano e engenharia de software.
+ info
Sustenta o sustentável 🍀
Rogério Madeira
Geógrafo
Comments