top of page
  • Foto do escritorGeorden

"A Cidade na História", de Lewis Mumford


Clique para aumentar

Título: A Cidade na História – suas origens, transformações e perspectivas Autor: Lewis Mumford


Tradução: Neil R. da Siva Editora: Martis Fontes Editora

Edição: São Paulo, 1998


Saído da pena de Lewis Mumford. Mais que um livro, um mundo! Obra épica, de vida toda, construída à força de muito viajar, ouvir, observar e ler. Começa lá muito atrás, na penumbra da memória: “A cidade dos mortos antecede a cidade dos vivos”. Podemos expressar, na esteira do autor, que a inicio, a cidade era simbolicamente um mundo, hoje o mundo é uma cidade.

A páginas tantas, encontramos o nosso colega Heródoto, também ele incansável viajante, geógrafo e historiador, que apenas escreveu uma obra (de toda uma vida), “Histórias” em nove livros, e que assim nos desvenda Babilónia em primeira-mão: A cidade ergue-se numa ampla planície e é um quadrado exacto, com cento e vinte braças de cada lado, de sorte que a cidade inteira tem quatrocentas e oitenta braças [de perímetro]. Ao passo que tal é o seu tamanho eu não há outra cidade que dela se aproxime(…). No circuito da muralha, encontram-se cem portões, todos de cobre com vigotes de bronze e moirões laterais (…)A cidade é dividida em duas porções, pelo rio que passa pelo seu meio. Esse rio é o Eufrates, uma corrente larga, profunda, que se inicia na Arménia e vai cair no mar Vermelho.

Um livro para se ir lendo com fôlego (cerca de 700 páginas), consultando, analisando, poisando e voltando sempre. Afinal, não é fácil abraçar um mundo todo de uma só vez…

Conheço também a versão Inglesa.

Tradução em Português só conheço esta versão, a Brasileira.


Boas leituras geográficas.


Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com que, posteriormente, publicaremos, neste mesmo espaço.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page