• Rogério

"A Cidade Neoliberal", de Ana Estevens


A Cidade Neoliberal: Conflito e Arte em Lisboa e em Barcelona

Ana Estevens [*]

Edição: 2017

Editora: Deriva Editores

Páginas: 304


Há uns dias quando me encontrava em Lisboa, rumo a Barcelona dei de caras com este livro de Ana Estevens. A capa e o título chamaram por mim. Afinal, eu estava prestes a fazer uma ligação aérea Lisboa-Barcelona e o livro tinha tudo a ver com o momento da minha viagem. E melhor ainda, eu ficaria alojado num hostel em pleno bairro do Raval, uma das áreas de estudo abordadas no livro.


Imaginem só, ter o livro na minha mochila e não ter muito tempo para o ler, a não ser na curta viagem de avião. Cheguei num sábado à noite, super motivado para conhecer essa fabulosa cidade que é Barcelona. E nessa mesma noite mergulhei no Raval ainda sem ter lido nada do livro sobre o bairro. O que vi nessa noite foi um bairro que não dorme e não deixa dormir. Vários são as lonas/cartazes de associações de moradores locais a pedir para respeitarem o bairro, a pedir silêncio; um bairro fortemente marcado por tags nas suas portas e paredes, onde a certa altura os teus pés começam a colar no chão, em algumas das suas ruas; um bairro que muda de cara, de dia para a noite; não senti insegurança, mas senti alguma tensão entre moradores e boémios que por ali passam e permanecem durante a noite; pareceu-me um bairro renovado que sofreu uma transformação muito rápida e talvez afetado, também, pelo fenómeno de gentrificação.


"O espaço público constitui a promessa

da democracia e da liberdade"

(Habermas, 1975 in Estevens, 2017)


Plaça dels Àngels
Um domingo de manhã na Plaça dels Àngels (El Raval). Foto de Rogério Madeira, 26.09.2021.

"Mas ao mesmo tempo, é no espaço público e na sua arquitetura que se constroem medos e inseguranças, produzindo-se áreas vigiadas e controladas a todas as horas."

(Estevens, 2017)


Deambulei por Barcelona como um autêntico Flâneur, apenas pelo interesse de olhar a cidade, contactar com a sua vida, com as suas gentes. Por ter ficado tão poucos dias, fiquei com desejo enorme de voltar. Ao mesmo tempo, despertou-me o interesse de continuar a minha leitura de "A Cidade Neoliberal" que recomendo a todos os que se interessam por geografia urbana, urbanismo, artes... por Cidade!


Porque ainda estou no começo, transcrevo na íntegra o seu resumo que se encontra na contracapa:


"Este livro investiga as transformações na cidade contemporânea produzidas pelo projeto neoliberal. Os bairros da Mouraria, em Lisboa, e do Raval, em Barcelona, foram os casos escolhidos para interpretar este processo. Contribuindo para reforçar lógicas de desigualdade e homogenização social nos espaços urbanos, este projecto neoliberal procura criar espaços normalizados, dirigidos ao consumidor, e onde o conflito é concebido como um obstáculo a planos de urbanização assentes numa razão económica específica. A ausência de conflito, no entanto, contribui para produzir um sistema urbano rígido e uniforme, já visível em muitos espaços das cidades. Outros espaços, porém, resistem a este processo, conseguindo produzir novas urbanidades, e um sistema elástico, no qual o conflito surge como base para desencadear dinâmicas de transformação e inovação sócio-territorial. Na análise deste processo urbano contemporâneo, o estudo das práticas artísticas permite perceber a instrumentalização das artes pelo projecto neoliberal mas, também, o seu potencial para criar resistências a este processo e novas possibilidades de construção do urbano."



[*] Ana Estevens é Geógrafa, investigadora no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Desde 2017 coordena o projeto Ágora - Encontros entre a cidade e as artes: explorando novas urbanidades (FCT).



Boas leituras geográficas 📚



Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Linkedin

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo