top of page
  • Foto do escritorRogério

"A Minha Cidade", da Pato Lógico

A Minha Cidade é uma coleção de mapas da editora Pato Lógico, em formato papel desdobrável, de várias cidades do mundo para descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores. Cada desdobrável de uma cidade, contém um mapa e 12 locais ilustrados e descritos pelo autor convidado que vive na cidade.


"O Pato Lógico é um animal editorial que faz livros com pernas para andar, asas para voar e ideias que se viram para quem está para aí virado."

Partilho alguns exemplares da coleção, com a transcrição parcial de alguns textos de cada título da coleção A Minha Cidade. Entra na viagem e descobre por ti.


Beja

Susa Monteiro, ilustradora portuguesa que vive e trabalha em Beja, guia-nos pelos recantos preferidos da sua cidade. No Jardim do Tribunal, Susa conversa com os amigos horas a fio; na Casa da Cultura, gosta de desenhar e apreciar a Primavera; e, na Biblioteca José Saramago, desenha e faz pesquisas para os seus projetos.


+ info










Coimbra

Catarina Sobral nasceu na carismática Rua da Sofia, mas a sua juventude foi passada entre viagens numa linha de comboio que já não existe. Estudou artes na Escola Secundária Avelar Brotero onde nunca se lembra de fazer mau tempo. Recorda, em vez disso, o nevoeiro das castanhas assadas nas ruas da Baixa, as escadarias irregulares do Quebra-Costas e o deleite fresco, à sombra da Alameda das Tílias, no Jardim Botânico.

Se quiseres descobrir mais recantos e paisagens semeadas pela cidade, abre este mapa e prepara a caminhada. Sobe à torre da Universidade, cumprimenta a Cabra e ouve-a chamar pelos seus estudantes. Um excelente exercício cardio desde a baixa à alta e da periferia ao centro urbano.


+ info



Edimburgo

Marcus Oakley, ilustrador britânico que vive e trabalha em Edimburgo, mostra-nos os recantos da sua cidade. Marcus gosta de fazer compras na Jordan Valley, loja de produtos orgânicos de todo o mundo, perder-se nos corredores forrados de livros da livraria Armchair e ir ao cinema Filmhouse, onde decorre o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo.


+ info









Madrid

Manuel Marsol, ilustrador madrileno, guia-nos pelos recantos preferidos da sua cidade natal: passeia com Manuel pelo bairro Malasaña, bebe um copo na Taberna Cazorla, visita a livraria Panta Rhei e o Museu ABC, dedicado exclusivamente a ilustração e desenho, e, antes que o dia acabe, aproveita o pôr-do-sol no Templo de Debod.


+ info










Quito

Quito é a capital do Equador. Uma cidade plantada entre vulcões, ravinas, lagoas e cordilheiras. Perde-te na Plaza del Teatro, contempla a Basílica del Voto Nacional, entra na livraria do Centro Cultural Carlos Fuentes ou deixa-te guiar pelos vapores quentes da gastronomia nacional até chegares ao Parque de la Vicentina. Neste mapa de arrepiar as papilas gustativas, há opções para todos os apetites.

Durante a noite, o calor aumenta com música ao vivo nos palcos do bar Ananké, do Festival Internacional de Música Independente e do Museo del Rock Ecuatoriano. Doze espaços que convidam a conhecer intimamente Roger Ycaza, o ilustrador e o músico desta cidade.


+ info



São Paulo

Andrés Sandoval mostra-te uma trilha no Parque Estadual da Cantareira que leva à imponente Pedra Grande; descendo até à mata, avistarás pássaros quase extintos, como o araçari-poca. Queres embrenhar-te mais na Natureza? Vai com ele de autocarro até ao lado Sul da cidade e mergulha numa cratera de 32 milhões de anos (aí, há-que provar uma geleia de Cambuci, «fruta azedinha em forma de disco voador»). Regressa ao centro e passa um dia no famoso Museu de Arte de São Paulo, que guarda «uma das melhores coleções de arte da América Latina». E não voltes sem explorar as feiras livres, fervilhantes de pechinchas, pregões e frutas.


+ info



Viseu

Em Viseu, é possível apreciar arte no Museu Grão Vasco, ouvir música no Conservatório e assistir a vários espetáculos no Teatro Viriato.

Para estar em contacto com a Natureza, há muitos oásis verdes à escolha, como o Parque do Fontelo, o Jardim das Mães e o Parque Aquilino Ribeiro. Com a ajuda de Ana Seixas, descobre isto e muito mais neste mapa com 12 sítios de Viseu, ilustrados e descritos de forma intimista pela ilustradora.


+ info








Boas leituras geográficas 📚


Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page