Sabes o que escrever e como responder ao teu público?
Recentemente tomei conhecimento de uma excelente ferramenta digital para criar melhor conteúdo na internet e auxiliar nas minhas pesquisas para o trabalho.
Gostava de partilhar esta dica contigo: explora o site Answer the Public.
A título de exemplo, vou te mostrar a potencialidade desta ferramenta.
A pesquisa tem a possibilidade de escolha de vários países e línguas.
É aconselhado usar uma a duas palavras, para obtermos melhores resultados.
Neste caso, vou pesquisar "Geografia", em Portugal e em português.
Obtive o resultado de 80 questões, 33 preposições, 26 comparações, 208 termos (ordenados por ordem alfabética) e ainda 8 conceitos relacionados.
Para além de termos a possibilidade de recolher a informação em CSV, podemos fazer o download das imagens dos infográficos em .PNG.
Neste infográfico circular de questões, está agrupado e representado o resultado das 80 questões sobre "Geografia" que estão sendo pesquisadas em Portugal e em português. No seguinte, estão representados os 33 resultados segundo a preposição:
Ainda podemos ver o que está a ser comparado com "Geografia":
Quando não obteres as respostas que esperas num determinado país e/ou língua, experimenta e pesquisa noutros(as) países/línguas.
Não achas fabuloso?
De forma simples, rápida e gráfica, consegues recolher informação muito útil para a elaboração dos teus trabalhos e/ou criação de artigos/conteúdos na internet.
Podes assim tentar responder às questões que estão a ser levantadas na atualidade, em vários países, segundo uma língua e obter mais seguidores/interessados nos temas por ti abordados.
Um desafio: pesquisa por "cartografia".
“Google searches are the most important dataset ever collected on the human psyche”
Seth Stephens-Davidowitz
Former Google data scientist and author of the book “Everybody Lies”
Sem dúvida nenhuma que o motor de pesquisa Google é hoje a nossa maior fonte para obter informação/conhecimento (como foram no passado as bibliotecas), mas, ao mesmo tempo, é fonte de recolha de dados da própria mente humana.
Todos nós poderemos explorar isso, sempre de forma sustentável.
Sustenta o sustentável 🍀
Rogério
Geógrafo
Comments