top of page
  • Foto do escritorRogério

Diferentes metodologias para a coesão económica territorial


Com a presidência da União Europeia o Primeiro-Ministro português, José Sócrates, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, decidiram reunir-se com os seus homólogos da Espanha para demonstrar como estão a ser aplicados os fundos estruturais e de coesão da União Europeia.

Os Ministros espanhóis, para demonstrar todo o seu poderio económico, mostraram-se logo disponíveis para receber os portugueses nas suas casas.

Num belo dia, em Espanha, durante um passeio, numa das belas quintas de José Luis Zapatero, vira-se o José Sócrates: – Caro amigo Zapatero, como conseguiste construir tudo isto? – Estas la mirar aquela autopista e aquel Hospital? Pergunta Zapatero. – Sim, claro. Responde Sócrates. – Mitad esta ahi. Afirma Zapatero, enquanto aponta para toda a quinta.

No fim da visita a Espanha decidiram marcar nova reunião, mas, desta vez, em Portugal, num dos aldeamentos turísticos de um grande grupo económico português que melhor sabe usar os fundos da União Europeia.

Noutro belo dia, mas em Portugal, a passearem no meio de palácios e palacetes, moradias de luxo, enormes piscinas, vários campos de golfe e courts de ténis, gigantes centros comerciais, e próximos de muitíssimos carros topo de gama dos empresários portugueses, vira-se o Zapatero para Sócrates: – Hombre, cómo conseguiram construir todo isto? – Estás a ver aquela auto-estrada e aquele Hospital? Pergunta Sócrates. – Autopista? Hospital? No, no lo vejo ninguna autopista, tampoco Hospital. Responde Zapatero. – Pois, está tudo aqui. Afirma Sócrates, enquanto aponta para todo o aldeamento.

Que interessa recebermos milhões e milhões de euros se não sabemos o que fazemos ao dinheiro. Todos de mãos dadas e vamos acreditar que será desta…

Poxa! Isto será mesmo uma anedota? Ou será uma história dramática verídica?

Georden – Sustentar o Sustentável


Sustenta o sustentável 🍀


Rogério

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page