top of page
  • Foto do escritorRogério

Exposição cartográfica

Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho


No presente mês foi inaugurada no Museu de Leiria a exposição cartográfica "Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho". Esta exposição tem como comissário científico o Arq. António Moreira de Figueiredo e foi promovida e dinamizada, de forma conjunta, pelo Município de Leiria, Museu de Leiria, Leiria Cultura e ACILIS.



"Uma viagem no tempo e no espaço

rumo à história de Leiria"


Cartaz da exposição com QRCODE.



Museu de Leiria

A exposição ficará patente ao público no claustro do Museu de Leiria até dezembro 2022 e pretende expor a evolução urbanística da cidade, com cartografia, estudos, planos, ortofotos, fotografias aéreas e outra documentação histórica ilustrativa das várias épocas de desenvolvimento e planeamento na cidade de Leiria. Os painéis da exposição têm leitura de QRCODE para acesso a todos os conteúdos (imagem, texto e áudio).


"A cidade de Leiria é hoje, no panorama nacional e europeu, um centro urbano de inegáveis potencialidades. Se o papel que desempenhou no seu passado foi naturalmente variável ao longo do tempo, mostra-se no início deste século com um crescimento significativo, consequência da situação geográfica que ocupa no território nacional. Possui atualmente um tecido urbano estruturado, cujo conhecimento é de vital interesse para todos os que a usufruem, quer os responsáveis dos vários níveis de gestão do espaço urbano quer, de igual modo, o cidadão comum."

leiriatamanhoedesenho.pt


Exposição no claustro do Museu de Leiria. novembro de 2021.



Avenida Heróis de Angola

A exposição encontra-se patente, também, ao ar livre, na Av. Heróis de Angola (Leiria), com o título "Avenida Cultura Urbana. Cidade de Leiria: Tamanho e Desenho" que é o resultado de uma seleção de 14 imagens cartográficas da exposição completa que está exposta no Museu.


Inauguração da exposição na Avenida Heróis de Angola. novembro de 2021.



Paralelamente à visita desta galeria de arte temporária, poderás recolher 14 postais distintos, nas 14 lojas de comércio local da Avenida aderentes a este projeto, completando uma fabulosa coleção cartográfica que permite aceder, gratuitamente, ao Museu de Leiria.





Desafio

  • Visita a exposição na Avenida, entra nas 14 lojas aderentes e recolhe os 14 postais da coleção. Posteriormente, visita o Museu de Leiria, gratuitamente. Com a coleção completa terás acesso a um bilhete duplo. No final, receberás uma caixinha para arquivares toda a coleção.


Coleção de 14 postais cartográficos da exposição. novembro de 2021.



leiriatamanhoedesenho.pt

A documentação da exposição encontra-se exposta digitalmente na internet. Se não tens a possibilidade de visitar o Museu de Leiria, no site oficial da exposição poderás consultar os documentos cartográficos e breves descrições que os acompanham, bem como ver e ouvir os breves vídeos/áudios criados para o efeito.




Confesso que achei bem interessante o conceito desta exposição.

Uma exposição cultural cartográfica patente ao público não só no Museu, como na rua e, ao mesmo tempo, digital (com site com todo o conteúdo) e que incentiva todos a visitar algumas lojas de comércio local, para recolher postais cartográficos da própria exposição.


Simplesmente, maravilhoso!

Excelente trabalho e parabéns pela iniciativa.



+ info

Museu de Leiria [cm-leiria.pt]

Museu de Leiria [facebook]



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page