Turismo, Cidade e Cultura: Planeamento e Gestão Sustentável
Edição: 2003
Editora: Edições Sílabo
Páginas: 308
Este livro foi um dos livros que mais me acompanhou e inspirou quando me encontrava a escrever o meu relatório de seminário em Geografia Urbana. Como estava a analisar a evolução urbana de uma cidade, que teve um crescimento urbano desmesurado, muito a reboque do boom turístico na região do Algarve, pude apoiar-me nos vários conceitos de turismo, cidade, espaço urbano, planeamento urbano, turismo urbano, património cultural, centro histórico, gestão sustentável, desenvolvimento local, entre outros, que a autora apresenta no seu estudo.
O livro está muito bem organizado, é de fácil consulta e leitura, onde aborda temas ainda hoje muito atuais e pertinentes, tais como, a turistificação das cidades. Por um lado, pode potenciar o desenvolvimento local, mas por outro, pode criar constrangimentos na qualidade de vida das populações e exercer pressão nos vários ecossistemas naturais, caso, não exista um planeamento e gestão sustentável adequados.
"A turistificação da cidade é a apropriação do espaço urbano pelo turismo."
(Henriques, 2003)
Para quem é interessado por estes temas, este livro é de leitura obrigatória.
O texto é acompanhado, sempre que justificado, por figuras com esquemas detalhados e gráficos que permite-nos entender os vários conceitos abordados.
De seguida, transcrevo, na íntegra, a sua sinopse:
"O Turismo Urbano Cultural é um dos setores mais importantes em termos de expetativas de crescimento económico e de criação de empregos. À medida que processos como a mercadorização e turistificação da cidade e da cultura se desenvolvem e intensificam nas atuais sociedades globais, o turismo vai-se impondo como uma força de mudança determinante no desenvolvimento económico e sócio-urbanístico local. Para as questões e desafios que se colocam há que encontrar soluções que permitam um desenvolvimento sustentado e equilibrado do espaço urbano e do seu aproveitamento turístico."
"O desenvolvimento futuro de ecossistemas artificiais, como é o caso das cidades, só é efetivo se não exceder a capacidade de carga dos sistemas naturais e humanos em que assenta."
(Henriques, 2003)
"Baseando-se numa estrutura analítica tridimensional onde emergem Turismo, Cidade e Cultura como os três grandes conceitos-chave do Turismo Urbano Cultural, esta obra oferece ao leitor um rigoroso e atualizado enquadramento teórico-conceptual sobre o turismo urbano e, mais especialmente, sobre o turismo cultural nos centros históricos das cidades. Equaciona as caraterísticas específicas e tendências futuras da procura, produto e oferta turísticos, e estabelece a discussão sobre a importância do papel que cabe aos poderes públicos (central e local) no domínio do planeamento e gestão do turismo.
No final apresenta e analisa alguns casos de estudo."
[*] Cláudia Henriques é doutorada em Economia especialidade de Planeamento e Política Económica pela Universidade do Algarve (UAlg), mestre em Economia e Política Social e licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Faculdade Técnica de Lisboa. É docente na Universidade do Algarve (ESGHT) e investigadora integrada no CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being. Tem como principais áreas de investigação: Economia do turismo, Economia da Cultura, Planeamento e Gestão Turísticos.
Boas leituras geográficas 📚
Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com.
Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros
Sustenta o sustentável 🍀
Rogério Madeira
Geógrafo
Comments