top of page
  • Foto do escritorRogério

Rota da Ribeira das Carpalhosas

Descobre um novo percurso ciclopedestre na região de Leiria


O projeto

A Rota da Ribeira da Carpalhosas é um projeto criado e dinamizado pela Associação Recreativa e Cultural Valpedrense, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, parceria das Juntas de Freguesia e que envolveu imensos voluntários, tornando-se um projeto local com enorme sucesso para toda uma comunidade.

É uma rota pedestre e ciclável que faz a ligação entre uma das nascentes da ribeira da Carpalhosa, na Bidoeira de Cima, até ao rio Lis, na Carreira, atravessando a freguesia de Souto da Carpalhosa.


"O objetivo deste projeto é, obviamente, o exercício físico, em contacto com a natureza."

(David Ferreira, Pres. Dir. ARC Valpedrense)


Vídeo promocional da Rota da Ribeira das Carpalhosas.


O percurso

É um percurso linear ciclopedestre com cerca de 16km, com piso natural e sinalização em ambos os sentidos. No entanto, pode dividir-se em dois percursos mais pequenos, um do Parque de Lazer da Sapateira (em Bidoeira de Cima) até Vale da Pedra (8km), o outro de Vale da Pedra até Carreira (6km) e vice-versa.

A direção ficará à escolha de cada um.


"Este percurso é para todos, quer goste de pedalar, de correr ou simplesmente andar."

(David Ferreira, Pres. Dir. ARC Valpedrense)

Percurso Rota da Ribeira das Carpalhosas | ARC Valpedrense

Percurso da Rota da Ribeira das Carpalhosas. Fonte | ARC Valpedrense


Dados técnicos Extensão | 15.560 m Declive | 200 m (aprox.)

Duração (estimada)

Bicicleta BTT 0:48 min | Corrida 01:37 min | Caminhada 03:32 min


Partilho este vídeo de "Só Tangas BTT" (28:25), de um passeio domingueiro de BTT, para teres noção geral de toda a rota.



Áreas de lazer

No início, no fim e ao longo de todo o percurso existem algumas áreas de lazer e repouso, onde caminhantes e ciclistas podem desfrutar de uma bela pausa para abastecimento e recuperar das forças: Parque de Lazer da Sapateira, Área da Barragem, Parque de Merendas Vale da Pedra, Parque de Merendas do forno da cal e Parque de Merendas da Carreira. Existem algumas construções em madeira para apoio de atividades recreativas, mesas, tripés e claro, o já tradicional baloiço, para divertimento dos miúdos e foto instagramável dos graúdos.



Geodiversidade

A rota atravessa todo um território com enorme diversidade de ambientes, em especial, florestal e agrícola. O seu traçado encontra-se em perfeita harmonia com a natureza envolvente e contribuirá para a conservação e conhecimento da fauna e da flora existente.

Dia da caminhada inaugural. Fonte | Rogério Madeira, 19.09.2021.


Pontos de interesse

Existem vários pontos de interesse patrimonial e natural que a rota pretende promover com recurso a tecnologia QRCodes. Esta excelente solução permite aos utilizadores interagir com a rota, sabendo um pouco mais sobre cada local identificado.

A ARC Valpedrense destaca a existência de alguns parques de merendas, uma barragem, um açude, quatro moinhos, dois fornos da cal, um lagar de azeite, uma ponte antiga e diversos canais de irrigação.

Nem tudo está sinalizado com QRCode, por isso fica atento e desfruta.



Arte urbana

Ao longo do percurso, podes contemplar algumas pinturas de arte urbana.

Achei todas elas muito interessantes e em locais muito bem escolhidos.

Da esquerda para a direita: "Os pampos" de João Sobreira, pintada no túnel da EN109; "Maravilhosa Mãe Natureza" de Gina Fernandes, pretende representar a Mãe Natureza como uma entidade gentil, alegre e florida, envolvendo todos os que passam no Moinho do Tio Polónio e "Os dançarinos" de Ana Sobreira, pintados nos pilares do viaduto de autoestrada, pretendem recriar os trajes tradicionais da zona da Carpalhosa.



Geocaching

Se és praticante e amante de Geocaching, na rota encontrarás, quando ativas, várias geocaches. Estas foram implementadas ao longo por todo o percurso por Anacleto Filipe.



"Venha conhecer-nos, venha conhecer esta maravilhosa região.

Traga a sua família, venha divertir-se.

Serão bem-vindos."

(David Ferreira, Pres. Dir. ARC Valpedrense)



+ info



Sustenta o sustentável 🍀

Rogério Madeira

Geógrafo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page