• Rogério

Mapa dos Sons da Floresta

O primeiro mapa sonoro de florestas do Mundo


Este mapa tem como objetivo disponibilizar os sons gravados, ao vivo, em ambiente natural, de forma a criar uma biblioteca de áudios que compila tons e texturas aurais de bosques e florestas de todo o mundo, disponíveis em código aberto, para que possam ser ouvidos e utilizados por qualquer pessoa, seja para simplesmente ouvir ou criar algo a partir destes.



O mapa

Sound of the Forest - Soundmap

O mapa funciona como uma biblioteca digital de áudios georreferenciados que permite consultar e identificar de forma intuitiva a localização geográfica de cada som gravado e o seu criador. Ao mesmo tempo, cada áudio é acompanhado de uma breve descrição, devidamente datada.

Visualizador do soundsoftheforest-soundmap.


Este mapa sonoro foi criado e desenvolvido em Mapbox, por Wild Rumpus e, recentemente, esteve nomeado para o Prémio de Cultura Digital.

Todos os arquivos de áudio encontrados neste mapa/biblioteca fazem parte do acordo Creative Commons Share Alike.


Em Portugal existem três sons gravados:

Creixomil (Guimarães), Ribeira da Meimoa e Serra de Monchique.

Mapa de Portugal, com janela pop-up com áudio de Creixomil.



O festival

Timber festival

A partir deste fantástico mapa sonoro, vários artistas foram desafiados para criar novos sons, música, arte ou algo inovador e os selecionados poderão apresentar os seus trabalhos no Timber Festival.


Um festival anual de muita música, florestas, arte e ideias.


Segundo a organização, são três dias de celebração, de debates e reflexão, de forma a repensarmos a nossa relação com as árvores e as florestas que reúne amantes da natureza, sonhadores e pensadores.


«« mapa do festival


1-2-3 de julho de 2022

Feanedock (Leicestershire - Reino Unido)

Fica a saber mais aqui.




"Come on in, unplug, walk in among the trees and fall under Timber’s spell. Recharge under the leaves. It’s good for the soul."

"Entre, desligue, caminhe entre as árvores e caia sob o feitiço de Timber. Recarregue sob as folhas. Faz bem para a alma."



+ info

Timber Festival

youtube | facebook | instagram | twitter

timberfestival.org.uk/soundsoftheforest-soundmap



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo

Linkedin


Nota do autor: se conheces mapas como este, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Troll Map