top of page
  • Foto do escritorRogério

Mapa turístico crítico de Oslo

Uma oferta turística numa visão negativa


O Critical Tourist Map of Oslo é um mapa turístico criado pelo ativista/artista norueguês Markus Moestue, no entanto, o artista propõe uma visita da cidade, numa perspetiva distinta. Apresenta as várias atrações turísticas e locais dignos a visitar, numa visão e enquadramento histórico exclusivamente negativa da capital da Noruega.


Mapa turístico crítico de Oslo | Detalhe do centro de Oslo.



O mapa

Segundo o autor, o mapa revela os lados sombrios e vergonhosos de Oslo.



“The Critical Tourist Map of Oslo might help you shatter a few myths about the greatness of Norway. Among the topics you’ll learn about is Norway’s aggressive foreign policy, our involvement in colonial slavery, the unfair asylum system and why Amnesty International has their eyes on our prisons.”

“O Mapa Turístico Crítico de Oslo pode ajudá-lo a quebrar alguns mitos sobre a grandeza da Noruega. Entre os tópicos que você aprenderá está a política externa agressiva da Noruega, o nosso envolvimento na escravidão colonial, o sistema de asilo injusto e o porquê da Amnistia Internacional estar de olho nas nossas prisões.”

Markus Moestue, 2020



Mapa turístico crítico de Oslo | Clica no mapa para descarregar (.pdf).



Resumidamente, Markus destaca 13 questões/locais a visitar em Oslo. No mapa poderás identificar cada local com a sua descrição e fundamentação histórica sumária.

  1. Monarquia

  2. Parlamento

  3. Escravatura

  4. Prisão de Oslo

  5. Banco de lésbicas

  6. Pessoas indígenas

  7. Tribunal de Oslo

  8. Edifício do Governo

  9. Asilo

  10. Petróleo

  11. Centro Nobel da Paz

  12. Drogas

  13. Deportações judaicas


Com o lançamento deste mapa turístico, o autor pretende corrigir alguns mitos e apontar alguns aspetos problemáticos da Noruega e de Oslo. Ao mesmo tempo, tem a intenção de inspirar outras pessoas a revelar o lado sombrio de outras cidades. De seguida, sugerimos a visualização do seu filme sobre o projeto e a sua promoção nas ruas da cidade de Oslo.


“É como um mapa turístico normal, mas onde tudo é negativo”.


Mapa turístico crítico de Oslo | Apresentação e divulgação do projeto nas ruas.



+ info



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo


Nota do autor: se conheces mapas como este, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page