top of page
  • Foto do escritorRogério

Mapa "Moradores e Turistas"

Um mapa que representa os dois pontos de vista


Quando visitamos uma cidade que nos é desconhecida é comum procurarmos pelos locais e atrações mais famosas, interessantes e imperdíveis que estão em todos os roteiros turísticos e que são, amplamente, promovidas pelos media.

Por outro lado, quando estabelecemos residência numa cidade, é provável que comecemos a frequentar alguns locais menos populares e muitas vezes evitarmos os pontos mais turísticos da cidade.


A artista Erica Fischer desenvolveu um projeto cartográfico que explora justamente a diferença entre conhecer e fotografar uma cidade, do ponto de vista de turistas e de moradores.



O mapa

Um mapa mundial totalmente navegável, desenvolvido com recurso à tecnologia da MapBox e dados do Twitter.

Os pontos azuis no mapa são tweets publicados por moradores: ​​pessoas que publicaram tweets numa cidade durante um período de um mês ou mais.

Os pontos vermelhos são tweets publicados por turistas: pessoas que parecem ser locais numa cidade diferente e que publicaram tweets na cidade por menos de um mês.




A galeria

A galeria de mapas Moradores e Turistas, reúne uma série de mapas, num total de 136, das maiores e mais turísticas cidades do mundo.

Os pontos que criam manchas vermelhas indicam fotografias tiradas por turistas, enquanto os pontos azuis representam fotografias tiradas por moradores.

Mapa de Lisboa e de algumas cidades mais turísticas do mundo.


Para efeito deste estudo foram considerados moradores, as pessoas que publicaram tweets da mesma cidade continuamente durante um mês. Enquanto isso, os turistas foram aqueles que eram considerados moradores de uma cidade e e publicavam tweets de outro local.


Apesar dos dados terem sido recolhidos entre 2010 e 2013 e, hoje, estarem desatualizados, podemos ter uma noção aproximada da realidade de cada cidade representada, pois os mapas refletem com bastante precisão as atividades dos moradores e turistas.



+ info

Erica Fischer | flickr | twitter



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo


Nota do autor: se conheces mapas como este, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo

Troll Map

bottom of page