top of page
  • Foto do escritorGeorden

"O Sétimo Selo", de José Rodrigues dos Santos


Título: O Sétimo Selo Autor: José Rodrigues dos Santos

Ano: 2007 Editora: Gradiva ISBN: 978-989-616-208-5 Paginação: 504 páginas

Por onde começar? Qualquer escritor já se deve ter interrogado sobre quais os resultados que o seu livro pode ter. Na sociedade ou no mero leitor. Há alguns que num esforço imenso tentam controlar todas as frases, escolher aquelas palavras e não outras, moderar o fôlego com as pausas necessárias, deixar espaço para pensar, às vezes, ser dúbio… tudo para controlar, para agarrar pelo pescoço o “querido leitor”.

Tal como no cinema, onde muitos não procuram – mas não lhe podem fugir – a alienação, eu gosto desse grupo de escritores. Porquê? Ora, porque na minha maneira de ver foram / são capazes do domínio da arte da escrita, da arte de comunicar, de emocionar, de passar – enterrando-a bem em nós! – a preciosa mensagem de que querem a toda a força libertar-se. E sabemos muito bem que chegar aos outros, com ou sem megafones, requer muito trabalhinho…

Que o digam os visionários, desacreditados pela cegueira do presente e pelo umbiguismo dos valores da sociedade… Ou – entrando assim na história deste “Sétimo Selo” – que o digam os cientistas, a quem – cortam fundos para investigação – são comprados por empresas – escolhem sobre o que devem investigar e / ou – oferecem balas na cabeça (e ponto final, parágrafo)

O livro que escolhi para hoje, pela matéria que aborda, não precisa de nada dessa “arte” de manipular os leitores. José Rodrigues dos Santos não é (não há problema em dizê-lo; o próprio tem humildade suficiente para reconhecer que não é a isso que aspira…) um prosador de primeira água, que desses há poucos (e isto sou eu quem o afirma). Jornalista de formação, percebe-se de imediato o intento em transmitir factos reais, baseados e confirmados por quem sabe. E isso é notoriamente o mais importante. Daí que no posfácio não deixe de agradecer aos colaboradores, revisores científicos e conselheiros (diremos quem foram no próximo artigo sobre o livro do mês) que ajudaram a tornar este “Sétimo Selo” naquilo que deveria ser.

E que deveria ser este livro? (Atenção, afirmo-o já: não fui pago para fazer publicidade, nem sou vendedor da editora que lançou este livro no mercado… Bem, feita esta a advertência, vou prosseguir) Devia ser um livro para mudar tudo. A frase na contra-capa está lá e é (não devia, É!) para ser levada a sério:

Prepare-se para o choque.”

(Continua.) Boas leituras geográficas.


Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com que, posteriormente, publicaremos, neste mesmo espaço.

Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros



Sustenta o sustentável 🍀

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FitMap

bottom of page