top of page
  • Foto do escritorRogério

Reservas da Biosfera portuguesas

Mapeamento de serviços dos ecossistemas



Reservas da Biosfera | palavras-chave do projeto



O projeto

“Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”. Pretende valorizar as Reservas da Biosfera nacionais, "compreendendo os territórios e as comunidades que as integram, promovendo os ativos patrimoniais e os serviços de ecossistema associados, e apostando no reforço das competências e no modelo de governança."



As Reservas da Biosfera

São territórios reconhecidos pela UNESCO no âmbito do Programa “O Homem e a Biosfera”. Têm como compromisso o valores da sustentabilidade, a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico, e atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, junto das comunidades locais.

"Uma rede constituída por 727 Reservas da Biosfera existentes em 131 países (dezembro de 2021), incluindo 22 Reservas da Biosfera transfronteiriças."


Reservas da Biosfera | Visualizador do mapa digital das reservas


Reservas da Biosfera de Portugal | Conferência da Fundação Serralves.



Mapeamento colaborativo

O projeto Reservas da Biosfera, com o apoio do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e com a colaboração da Universidade de Bergen (Noruega) promoveu recentemente uma plataforma digital, muito intuitiva e versátil, de forma a envolver e a incentivar a comunidade a participar colaborativamente no mapeamento dos serviços de ecossistemas das Reservas da Biosfera.


O desafio lançado começa com uma questão muito pertinente:

"Sabe quais são os benefícios que retirámos da natureza que nos rodeia?" Com isto a plataforma pretende convidar-nos à partilha das nossas perceções e a uma reflexão sobre como conservar os nossos territórios, em especial, as Reservas da Biosfera.


Mapeamento de serviços dos ecossistemas | Clica na imagem para participares.[Imagem de reservasdabiosfera.pt]


Ao clicares, vais aceder a um inquérito com uma duração de 15 minutos (aproximadamente), onde terás de selecionar uma das dozes Reservas da Biosfera nacionais para responder ao inquérito. Posteriormente, terás de georreferenciar no mapa digital os locais, segundo um dos 17 grupos de benefícios da natureza (cada um deles inclui vários serviços dos ecossistemas), que conheces e encontras na Reserva da Biosfera selecionada. Explora e participa.

Reservas da Biosfera | Visualizador do mapa digital.



"A conservação do património natural e cultural das Reservas da Biosfera é vital para a sustentabilidade dos territórios e das suas comunidades. Estes autênticos laboratórios vivos de biodiversidade e desenvolvimento sustentável posicionam o nosso país na vasta rede de Reservas da Biosfera da UNESCO, espalhada por todo o mundo.

Porque conservar a natureza é uma missão global e coletiva, o projeto lança o desafio para que todos contribuam com o seu conhecimento, através do acesso à plataforma."



+ info



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo


Nota do autor: se conheces mapas como este, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo

FitMap

bottom of page