Título: Portugal – Estudo de Geografia Regional
Edição original: Portugal – Étude de Géographie Régionel (1950)
Autor: Pierre Birot
Tradução: Evaristo Vieira
Edição: 2ª ed., Abril de 2004
Editora: Livros Horizonte
Colecção: Horizonte Histórico
ISBN: 972-24-129-14
Paginação: 152
É interessante descobrir como era visto Portugal há mais de 6 décadas. E ter a sensação de ser quase como um destapar de todas as coisas, e imensas, com que fomos “tapando” e “alterando” o solo e os usos que lhes fomos e vamos dando.
Os modos de vida agrícola, as linhas do relevo, a constituição geológica, as principais características da vegetação, algumas indicações do então novo crescimento económico e urbano…
No que respeita às práticas mais rurais, talvez ainda algo desse mundo de então reste ainda, escondido algures. Onde a “civilização” – seja ela o que for – não a tenha apagado por completo.
No que respeita aos desenvolvimentos das zonas urbanas, tanto já mudou que apenas poderemos achar indicações ultrapassadas. Mas que fazem parte da história de terras e de (cada vez menos) gente.
Mesmo que problematize – questão sempre presente e exercício sempre necessário (as divisões no mapa são meras linhas que não são assim tão detectáveis como um muro berlinense ou israelita) – e analise o que distingue umas regiões de outras (daí a sua individualização e nomeação), o autor não se deteve nas ilhas. Ficaram à margem. Tal como, geograficamente – face à parte continental-, não deixam de estar. O que acaba por ser uma pena, pois poderíamos ter um breve testemunho de como eram e se regiam. Um breve estudo é um estudo breve, iniciático, introdutório e sujeito a posteriores aprofundamentos.
Surpresa foi “desencantar” ainda este livro, que não é frequente vermos nas livrarias. Sim, as tais que têm cada vez menos para nos oferecer e mais com que nos encher o olho impressionável e susceptível às cores e às dimensões. Tampouco sabia da sua existência.
Pensamos que, por isso, pode ser uma boa leitura para iniciados.
Esta é a nossa proposta de Julho.
Leitores, ávidos, de todo o mundo, cultivai-vos!
Nota: Envia a tua sugestão de leitura para georden@gmail.com que, posteriormente, publicaremos, neste mesmo espaço.
Para mais livros podes clicar no tag "biblioteca" ou aceder ao nosso perfil pinterest: pinterest.pt/geordenpins/livros
Comments