• Rogério

Rali Lisboa-Dakar: a anedota da semana passada




Nas dunas da praia de Mira, encontram-se um piloto de ralis e um nudista. Pergunta o nudista: – Que fazes aqui? – Estou a treinar para o Lisboa-Dakar. E tu? – Eu vim fazer uma cagadela ao natural. – És mesmo porco. – Porco és tu que não me deixas cagar em paz.

O “Portugal de Fachada” gera conflitos. Desde miúdo que me ensinaram que não se deve pisar as dunas. As dunas não devem ser destruídas! As dunas devem ser protegidas! As dunas desempenham um papel importante na nossa frágil costa. Etc. blá blá… Ou será que no fim destas regras gerais de bom senso e de educação ambiental, existe uma outra que diga, excepto: – se fores piloto de ralis; – se participares no Lisboa-Dakar; – se pedires autorização e pagares um imposto ao ICN para usares as dunas; – se for por dois dias; – se fores com um carro com a marca X; – nas dunas estabilizadas e com vegetação; – nas dunas que servem de areeiros; – para fazer amor; – para fazer cócó.

Ok, as últimas duas excepções aceitam-se… são SUSTENTÁVEIS.

Durante muitos anos pensei que isso fosse verdade… mas até há bem pouco tempo descobri que o que me ensinaram estava errado.

Quem tem televisão em casa sempre vai a tempo de “aprender certo o que estava errado”.

Penso que todos já sabem do que escrevo, assim, no fim-de-semana irei testar o meu vermelhão 4×4 nas Dunas Douradas (Algarve). Se aparecer as autoridades competentes a pedir satisfações, eu responderei: “- Para Dakar qual das dunas devo seguir?”

Já posso imaginar um breve diálogo: “- Olhe, muito sinceramente, com os 20 anos de experiência na polícia marítima, penso que deve seguir pelas arribas. Nas dunas existem muitas cagadelas de gaivotas, de naturistas e está sujeito a ficar atolado em *erda.” – Mas é mesmo isso que quero. Quero ver se consigo desenrascar-me sozinho em caso do meu jipe ficar atascado. Olhe e já agora não se querem colocar aí para fazerem de dromedários. Tudo seria mais real. – Dromedários? – Não se façam de Estúpidos… – Ah! Sim, somos Camelos…Quer dizer, FAZEMOS de camelos.”


Durante uma vida há sempre quem nos faça passar por CAMELOS!


[Este artigo foi escrito antes da anulação do Rali Lisboa-Dakar. Lamento o sucedido. Já tinha armado uma tenda em Monchique para ver passar a caravana e afinal nada feito. Tudo por causa de uma “ameaça terrorista islamita”. Vocês acreditam nisto? Eu acredito na ameaça… agora ela ser terrorista e islamita ao mesmo tempo parece-me exagero dos franceses. Foi a forma que eles arranjaram de sabotar o rali. Há mais atentados a automóveis em Paris do que em todo o Portugal. Não foi em Paris que queimaram 300 carros na passagem do ano? Os desordeiros foram “rotulados” como oriundos dos países do magrebe. A França quer mesmo correr com eles…

E mais… se vamos fazer a nossa vida em função de ameaças, esqueçam…

Quem vai praticar o mal, não anuncia. Será que alguém chegou a telefonar à protecção civil de Nova Iorque a dizer que ia visitar as torres gémeas de avião?

Olha! “Vou dar-te uma chapada, fica atento.”

Mas é bem verdade se eu morasse no deserto da Mauritânia com um rendimento mensal de 2 cabras e 20 litros de leite, com 15 filhos para sustentar… vendo uma caravana de centenas de “brutas bombas”… montava-me numa cabra e tornava-me no “justiceiro do deserto” e limpava tudo o que era menino rico europeu.

“Vá! Faça o favor de ir a pé que temos de cumprir o protocolo de Quioto…

Além disso quero levar os meus filhos à escola e só tenho duas cabras…”

Em Quarteira, no outro dia, furaram os pneus a umas dezenas de carros (segundo o que ouvi dizer. Foi verdade?).

Até a cidade de Quarteira, parece-me mais perigosa que a Mauritânia…

Mas o que me coloca mesmo triste é a situação do “homem das bifanas”.

Encomendou tanta carne para assar e não vai vender nada.

Pior será, se ele for vegetariano. Enfim…

Há quem nos faça passar por Camelos!]


Sustenta o sustentável 🍀


Rogério

Geógrafo

Linkedin

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 Georden   |   georden@gmail.com   |   Política de Privacidade

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now