top of page
  • Foto do escritorRogério

Lisboa Romana

Mapa digital do património arqueológico de Lisboa


O Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo é um projeto que visa a promoção, a valorização e a divulgação pública do património arqueológico da região de Lisboa, em particular, na época romana e abrangendo um espaço temporal que se estende da Idade do Ferro à Antiguidade Tardia.


Lisboa Romana | Detalhe da animação de entrada.


O projeto

Um projeto inovador, concretizado em REDE por parcerias entre diversas entidades, públicas e privadas, que reuniram o rico acervo arqueológico da área geográfica ocupada pelo antigo município romano Felicitas Iulia Olisipo, correspondente aos atuais concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.


Lisboa Romana | Filme promocional de lançamento do projeto.



O mapa

Tem como objetivo divulgar de forma integrada e acessível ao público, o conhecimento científico resultante das múltiplas campanhas de escavações arqueológicas realizadas na cidade de Lisboa e nos demais municípios da Área Metropolitana.


"Informação sobre mais de 400 sítios e/ou vestígios arqueológicos distribuídos por Lisboa e os 18 municípios parceiros."


O site permite ao utilizador explorar o vários sítios arqueológicos no mapa digital do território (com apoio de textos descritivos, imagens, reconstituições e visitas virtuais), in loco ou nos museus onde se encontram expostas, de forma a promover este vasto património cultural como produto e oferta turística.


Lisboa Romana | Visualizador do mapa digital.


"Uma plataforma de apoio aos visitantes que querem conhecer o património arqueológico da região, complementada por uma APP que permitirá o acesso direto à informação dos diferentes sítios arqueológicos."


Lisboa Romana | Filme de lançamento do site do projeto.



+ info



Sustenta o sustentável 🍀


Rogério Madeira

Geógrafo


Nota do autor: se conheces mapas como este, mesmo com outros objetivos, partilha nos comentários ou envia e-mail para georden@gmail.com

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page